Imagem retirada de www.google.pt
... o responsável por fazer a ligação entre a realidade e o virtual.
Este elo não obriga o professor de Matemática a considerar que o seu trabalho se irá exercer sempre e só na sala de aula. "O e-learning representa uma nova metodologia de ensino/aprendizagem, permitindo uma grande flexibilidade espácio-temporal na relação entre a Instituição de Ensino, os professores e os alunos. É uma metodologia que introduz uma responsabilidade acrescida ao aluno na sua aprendizagem, e que, simultaneamente, permite ao professor o papel mais nobre de tutorar e guiar o aluno no seu desenvolvimento cognitivo.”[1]
Será que na comunicação entre o professor de Matemática (para muitos a realidade) e o seu formando (o mundo virtgual para alguns) o fosso é tão grande?
Nesta perspectiva, o professor de Matemática pode estar mais próximo do aluno, apoiando-se cada vez mais numa plataforma de conhecimentos dinâmicos, ensinando o aluno a seleccionar a enorme informação recolhida pelos alunos.
É cada vez mais importante o professor assumir o papel de orientador da aprendizagem dos seus alunos.
[1]http://www.snesup.pt/htmls/EEZykEyEVurTZBpYlM.shtml
[2]http://www.iscap.ipp.pt/paol/glossario_e.html
. A novela da Matemática e ...
. Humor em Matemática é uma...
. O professor de Matemática...